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Siga o link –> Fotografia de moda como análise social

09/08/2017 por Biti Averbach Deixe um comentário

Vogue Italia, março de 2008.
Foto: Miles Aldridge

 

A coluna Lens, do jornal New York Times, publicou um artigo interessante sobre fotografia de moda e seu caráter político, a propósito da segunda edição do Photo Vogue Festival, que acontecerá em Milão entre 15 e 19 de novembro.

Único evento internacional dedicado exclusivamente à fotografia de moda, o Photo Vogue Festival terá, entre suas atrações, uma exposição do fotógrafo Paolo Roversi (um dos meus favoritos da vida) que irá abordar vários lados de seu trabalho, entre o meditativo e o glamouroso.

Mas é uma outra mostra, chamada Fashion & Politics, que promete polemizar o evento, ao reunir editoriais de moda da Vogue italiana que possuem um viés político ou social, com comentários sobre a obsessão pela beleza, o consumismo exagerado, clínicas de reabilitação e até mesmo a guerra.

“A maneira como nos vestimos está intrinsicamente ligada à identidade e à cultura,” diz a editora de fotografia  da publicação, Alessia Glaviano. “Nós usamos roupas, todos os dias, para comunicar algo sobre nós mesmos.”

Além dos laços entre roupas, política e afotografia, o artigo da Lens aborda outras questões importantes, como a frivolidade da indústria fashion, a possibilidade da fotografia de moda ser considerada arte, e o fato dela espelhar as normas sociais através dos tempos.

“Super mods enter rehab.” Vogue Italia, julho de 2007.
Foto: Steven Meisel
“Makeover Madness.” Capa da Vogue Italia, julho de 2005. Foto: Steven Meisel

Siga o link –>Fashion Photography as Social Commentary 

Arquivado em: Geral Marcados com as tags: Fashion & Politics, Lens, New York Times, Paolo Roversi, Photo Vogue Festival, Steven Meisel, Vogue Italia

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